Reflexões sobre assessoria de imprensa na área pública e governamental

Por Ellis Regina Araújo – Prof.ª Drª da Faculdade de Comunicação/UNBexclusivo

A imprensa livre e a liberdade de informação são alicerces da democracia. A comunicação transparente é essencial para qualquer governo democrático. Os cidadãos precisam de informações confiáveis para fazer escolhas fundamentadas e também para ter opiniões independentes. Um dos papeis da assessoria de imprensa na área pública é explicar como as ações e programas de governo têm impacto na vida do cidadão.

Com base nesta visão, a convite dos editores do site Conexão Pública, apresentamos cinco textos produzidos por estudantes do quinto período do Curso de Comunicação Organizacional da Universidade de Brasília.

João Paulo Apolinário Passos aborda os limites de atuação de órgãos governamentais nas mídias digitais. Para isso, realiza um recorte comparativo relativo a duas importantes páginas governamentais na rede social Facebook: a prefeitura de Curitiba e a prefeitura da São Paulo. Ambas possuem abordagens distintas para lidar com informações de interesse público e a forma com a qual lidam com a comunicação pública.

Fernanda Periles descreve como deve ser uma boa comunicação de obras públicas. Ela descreve que a Lei de Concessões (nº 8987/95) regulamenta as concessões de serviços e obras públicas no país e tornou possível o revigoramento dos quiosques da orla do Rio de Janeiro, do Leme ao Pontal, pelo projeto Quiosques Orla Rio.

As estudantes Beatriz Bettiol e Melissa Campoi refletem sobre o compromisso da assessoria de imprensa com a acessibilidade, profundidade de conhecimento e profissionalismo.

Felícia Macedo trata da assessoria de imprensa como uma atividade estratégica e descreve aspectos da notícia institucional produzida no âmbito das organizações públicas ou privadas.

Natália Rincon e Patrícia Carvalho enfatizam o interesse coletivo e defendem a importância da comunicação pública. Para as estudantes, a comunicação é processual. Portanto, não deve ser apenas uma prática de disponibilizar informação, mas de torná-la visível e alcançável para o público de interesse.

Esta é a contribuição dos estudantes para a reflexão apoiada no papel da assessoria de imprensa na área pública e governamental.

Boa leitura.