O papel da comunicação pública numa sociedade democrática

O VerTV deste domingo, 15 de maio, foi transmitido ao vivo de São Paulo e Brasília. No programa, um debate com os nossos convidados sobre o papel da comunicação pública numa sociedade democrática.

No Brasil, o sistema público de radio e televisão é garantido pelo Artigo 223 da Constituição Federal, funcionando ao lado dos sistemas privado – formado pelas emissoras comerciais – e do sistema estatal, controlado diretamente pelo governo. O sistema público é autônomo em relação aos governos e a iniciativa privada, sendo controlado pela sociedade através de conselhos curadores. Funcionam assim as maiores empresas públicas de comunicação do mundo, como a BBC inglesa, a NHK do Japão, RTP portuguesa, PBS dos Estados Unidos e as TV públicas da França, Alemanha e Canadá, entre muitas outras.

Para debater o papel da comunicação pública no Brasil e no mundo nós convidamos Renata Mielli, Secretária-Geral do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e Coordenadora do FNDC – Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação; Teresa Otondo, jornalista, pesquisadora em Comunicação e autora do livro “Televisão Pública na América Latina: para quê e e para quem?”; Vinicius Romanini, jornalista, professor da Escola de Comunicações e Artes da USP e Rita Freire, jornalista, presidente do Conselho Curador da EBC. Em Brasília estão a jornalista Bia Barbosa, coordenadora do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social e Gésio Passos, funcionário da EBC e diretor do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal”.

Fonte: Agência Brasil