Ministério da Justiça lança campanha sobre recall

Em uma animação bem divertida, um esquilo e uma raposa assiste ao anúncio de recall que aparece na TV da sala e descobrem que não podem comer o único cereal que restava em casa

Em 2013, a Unilever foi obrigada a fazer um recall de alguns lotes de sucos de maça por contaminação com produtos de limpeza. Em 2015, a Heinz se viu na mesma situação, devido ao nível de chumbo (alto) em alguns dos seus cereais infantis.

Você pode não se lembrar desses casos, mas são exemplos clássicos de riscos à saúde do consumidor. E é exatamente por isso que o recall não é apenas uma questão de bom senso das empresas: é um direito seu! Mas de nada adianta, se o consumidor  não presta atenção ou simplesmente não exerce o seu direito. Para reforçar a importância de atender o chamado dos fornecedores e para valorizar o instrumento do recall, o Ministério da Justiça lançou uma campanha voltada exclusivamente para o recall de alimentos e a importância das informações sobre rotulagem.

Em uma animação bem divertida, um esquilo e uma raposa assiste ao anúncio de recall que aparece na TV da sala e descobrem que não podem comer o único cereal que restava em casa. Sem mais opções até receberem o novo produto, correm para o mercado para comprar mais comida. “Fique atento aos recalls e às rotulagens dos alimentos! Em caso de recall, entre em contato com o fornecedor do produto para que seja realizada a troca, sem ônus. No caso de rotulagem de alimentos, saiba o que você está consumindo e não coloque sua saúde em risco“, alerta a mensagem final do filme.

De acordo com o site do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), o Brasil ainda não possui estatísticas sobre a ocorrência desses tipos de defeitos em produtos. Por isso, o Inmetro criou um banco de dados onde o consumidor pode relatar casos como intoxicação alimentar, corte ao abrir embalagens, entre tantos outros. O Idec destaca que essas informações são fundamentais para a redução de incidentes e aperfeiçoamento de produtos e serviços oferecidos aos clientes.

Fonte: Comunica que muda