A voz dos cidadãos começa a ser ouvida

Em apenas um ano, as manifestações dos cidadãos junto ao Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-OUV) superaram a marca de 18 mil. Em funcionamento a partir de 8 de dezembro de 2014, o e-OUV acolhe sugestões, solicitações, elogios, reclamações e denúncias, anônimas e também identificadas. Solicitações diversas correspondem a 44% das manifestações dos cidadãos.

Para conhecer o sistema acesse: https://sistema.ouvidorias.gov.br/publico/Manifestacao/RegistrarManifestacao.aspx

Desde sexta-feira (11/12), uma nova versão do sistema está disponível. Houve mudanças no layout para facilitar a navegação e a seleção do órgão destinatário da manifestação, que terá acesso ao conteúdo e será responsável pela resposta.

Os assuntos mais recorrentes ao longo de um ano foram: comércio e serviços (21,87%), administração (21,6%), agropecuária (10,83%) e educação (6,23%). Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais foram os que concentraram maior número de cidadãos usuários do sistema.

As manifestações nas ouvidorias auxiliam a administração pública, avalia o Ouvidor-Geral da União, Luís Henrique Fanan. “É o Estado dialogando com a sociedade e buscando melhorar a gestão a partir do foco do cidadão”, afirma.

Ao longo do primeiro ano de existência, o e-Ouv ajudou cidadãos a localizar dados de gastos com diárias, assim como órgãos públicos a definir como dar transparência nos portais de ouvidoria. Além disso, o sistema tem sido amplamente utilizado para denúncias no Poder Executivo Federal.

Qualquer cidadão pode fazer manifestação pelo sistema e não é necessário cadastro. Os internautas que se manifestam tem acesso ao histórico dos encaminhamentos. O sistema também recebe informações anônimas.

Para reforçar a comunicação com os cidadãos, a CGU institui também o Programa de Fortalecimento das Ouvidorias. A iniciativa visa apoiar órgãos e entidades dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, além de outros Poderes, na execução das atividades de ouvidoria. A adesão é voluntária e depende de assinatura de termo de adesão.

A CGU também editou portaria que formaliza o e-Ouv, no âmbito da Controladoria. O mesmo documento cria a Sala de Ouvidorias, com o objetivo de monitorar o tratamento das manifestações recebidas ou registradas pelo sistema. As ouvidorias que tiverem aderido ao e-Ouv poderão usar a iniciativa.

Pela norma, a CGU será responsável por promover a disponibilização, a gestão, a manutenção e a atualização do e-Ouv e da Sala de Monitoramento das Ouvidorias, além de orientar órgãos e entidades do Poder Executivo Federal.

Consulte também: http://www.ouvidorias.gov.br/

Fonte: Assessoria de Imprensa da Controladoria-Geral da União