Comunicação Pública e Assistência Social: um estudo sobre os processos comunicativos no Cras

Conteúdo exclusivo – Tese de Doutorado analisa comunicação pública no âmbito do Cras

exclusivo

Tese de doutorado desenvolvida por Kênia Augusta de Figueiredo abordou a comunicação pública desenvolvidas pelos Centros de Referencia de Assistência Social/Cras no atendimento ao cidadão, tendo como referencia as principais características e funções clássicas do conceito de Comunicação Pública. Kênia utilizou técnicas como a observação direta e entrevistas estruturadas, aplicadas junto aos técnicos e usuários dos Cras, em cinco munícipios nas diferentes regiões do país.

A autora mostra que as disputas na sociedade influenciam a política de Assistência Social e a Comunicação Pública, em decorrência da relação com a questão social, comprometendo o direito a comunicação dos usuários, a democracia e a cidadania. Também mostra que a Comunicação de Governo e a Comunicação Pública, quando complementares (mas pouco praticados nas esferas de governo), legitimam a política.

Nas conclusões, Kênia escreve que “reconhecer a comunicação como um direito humano integrado ao direito e à política de Assistência Social é reconhecê-la como uma política cuja informação é de interesse geral, sendo o cidadão a principal motivação. É assumir que essa política tem um compromisso estratégico com os segmentos mais estigmatizados da classe trabalhadora e, portanto, requer uma comunicação cujo processo seja maior que informar, tornando-se necessário que os instrumentos sejam criados na justa medida”.

Também relata que, “ao longo da pesquisa, percebeu-se que há várias formas e possibilidades de comunicação com os usuários de modo a qualificar seu entendimento sobre a política de Assistência Social e o cotidiano, estimulando o protagonismo e a cidadania. A era digital, inclusive, amplia as possibilidades dessa interlocução, pois tornou possível a mescla do texto, do som e da imagem, não estando os usuários tão distantes assim do acesso a essas tecnologias. Percebeu-se ainda que as questões apresentadas inicialmente e que foram a motivação de toda a pesquisa revelaram um universo muito mais amplo e complexo que apontam para muitas compatibilidades entre a Comunicação Pública e a Assistência Social, em que pese as contradições.”

A tese Comunicação Pública e Assistência Social: um estudo sobre os processos comunicativos nos Centros de Referência de Assistência Social/Cras, de Kênia Augusta Figueiredo, foi defendida no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília em fevereiro deste ano.

Acesse no link abaixo

Comunicação no CRAS