Governo divulga manual de comunicação com a imprensa internacional

O objetivo da Secretaria de Comunicação é recuperar a imagem do País.

relaçoes

A Secretaria de Comunicação Social, por meio da Portaria nº 76, aprovou o Manual de Procedimentos das Ações de Assessoria em Planejamento Estratégico de Comunicação, no relacionamento com a imprensa internacional e em relações públicas no exterior. As disposições do Manual deverão ser observadas por todos os servidores da Secretaria na prática da prestação de serviços de planejamento, desenvolvimento e execução de assessoria em planejamento estratégico de comunicação, relacionamento com a imprensa internacional e relações públicas no exterior, prestado por empresa contratada pela Secom.

Para baixar o manual clique no link a seguir manual_procedimentos_internacional

Segundo o advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, o objetivo da Secretaria de Comunicação é recuperar a imagem do País.

“A imagem do Brasil no exterior é fundamental para que haja investimentos e crescimento econômico. É preciso demonstrar que o País é estável e moderno, de forma que a sua reputação não cause pessimismo extremo. Diante do atual cenário brasileiro e dos momentos atípicos que o País vive em relação à crise política, a ausência de crescimento da economia trouxe à tona a velha discussão quanto ao modo como a mídia internacional tem visto o Brasil. As mudanças estão sendo abruptas e podem desencadear consequências sérias e prolongadas”, observa Jacoby Fernandes.

Deterioração da imagem

Nesse sentido, cabe salientar o resultado da pesquisa “I See Brazil”, realizada pela agência de comunicação Imagem Corporativa, que busca medir as percepções externas em torno do País a partir do que se lê na mídia estrangeira e do que falam especialistas no assunto. De acordo com a pesquisa, o clima de desastre associado à imagem do Brasil no noticiário internacional ao longo dos últimos meses levou a uma deterioração da imagem do país no exterior.

O índice “I See Brazil” de 2015 resultou numa nota de 1,6 ponto em uma avaliação que vai de 0 (imagem extremamente negativa) a 10 (imagem extremamente positiva). Foi o menor resultado já registrado pelo estudo – uma marca dois pontos inferior à nota obtida em 2014, que foi de 3,77.

Fonte: n3w5