Comunicação para a transparência

Professor Marcondes Neto lança novo livro “The Business of Transparency”

Uma das mudanças mais contundentes enfrentadas por governos, empresas e ONGs, neste terceiro milênio, é a demanda por transparência: “O atributo parece irresistível. Muito se promete, mas muito pouco se entrega…”, diz o autor.

Exigência advinda de escândalos de corrupção governamental, como os recentes casos ucraniano e brasileiro, e de falências que abalaram o mercado de capitais, como nos casos Enron e WorldCom – e que geraram a Lei Sarbannes-Oxley, “a transparência, como um valor, como um princípio, e, também, como direito e como dever, veio para ficar”, completa Marcondes Neto – que é professor da disciplina ‘Comunicação para a Transparência’ no Mestrado em Contabilidade e Gestão da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

A outra grande mudança que vivemos diz respeito à brutal expansão das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) – juntando Big Data, internet móvel popularizada e redes sociais que, combinadas, fazem surgir novos tipos de negócios.

Tais fatos, combinados, mudaram a face e o modo de ser de todas as organizações humanas – e de suas relações, que agora são públicas –, passando a deter meios próprios para exercer o papel de emissoras, numa inversão total do clássico Modelo de Comunicação (emissor-meio-receptor).

O que o autor propõe é um novo modo de abordagem das potencialidades e possibilidades da Comunicação. Não mais uma oferta em termos de técnicas, mas, antes, uma análise das demandas comuns a todos os indivíduos e organizações que necessitem exercer uma face e uma voz públicas: reconhecimento social, relacionamento com públicos-chave, relevância no mercado e reputação administrada. Tudo isso integrado, num novo Modelo, de ‘4 Rs’, que ele intitula ‘Resumo de Relações Públicas Plenas’ – o que nada mais é que a formação brasileira – única no mundo – de profissionais de RP (relações públicas). Marcondes Neto formou errepês por 25 anos, até 2009.

Com um estudo iniciado em 2010, provocado pelas discussões sobre novas diretrizes curriculares para os cursos de Comunicação, o pesquisador – agora professor associado na Faculdade de Administração e Finanças da UERJ, chegou à conclusão que, para além das demandas legais por publicidade de certos atos das organizações e dos regulamentos de transparência impostos pelo contexto aberto de bolsas de valores – o que denomina como sendo de uma visão ‘passiva’ –, é fundamental acrescentar uma ação comunicacional que ‘entregue’ satisfações públicas aos públicos-chave das organizações, ditos ‘stakeholders’, no exercício de uma transparência que intitula como ‘ativa’.

O livro sai justamente agora, quando as novas diretrizes do MEC para as áreas de Jornalismo e Relações Públicas entram em vigor, encerrando o ciclo ‘guarda-chuva’ do ensino da Comunicação ‘Social’ (visão imposta pelo regime de 1964), e liberando ambas as áreas para praticar seus cursos de graduação como autônomos e independentes.

O livro, em inglês, está à venda no site da Amazon.com e no site da FGV Editora, a partir de 9 de maio

Serviço
Lançamento: 09 de maio de 2016 – Mais informações: www.fullPR.net
Título: “The business of transparency: Brazil’s ‘full public relations’ approach to Recognition, Relationship, Relevance and Reputation”. 232 p.
Editor A – selo internacional da Conceito Editorial – Formato: e-book (16 cm X 23 cm)
Comercialização: Website Amazon.com (US$ 4,99) e Website FGV Editora (R$ 20,00)
Contato com o autor: (21) 99221-9258 e (21) 99490-0711

Fonte: Maxpress